Aparecimento do Fado

O Fado é um cântico popular português que se distingue pelo som poético e o sentimento que transmite.
A sua origem está envolvida por mitos e mistérios, não se sabendo ao certo como surgiu. Sabe-se apenas que apareceu durante o século XIX pelas ruas de Lisboa, no contexto histórico e cultural da época.
As teorias da sua origem surgem essencialmente pelas vivências da época e de outros aspetos factuais. Para uns, surgiu dos cantos do povo muçulmano que outrora viveu em Portugal, para outros inspira-se no Lundum, um canto dos escravos brasileiros que chegou a Portugal através dos marinheiros portugueses, no ano de 1820.
Rapidamente estas melodias e interpretações chegaram a outras cidades através dos estudantes que se deslocavam até às escolas e universidades que frequentavam. Coimbra tornou-se assim um importante pólo para o Fado mantendo a tradição enraizada na comunidade estudantil.
Normalmente, o fado é cantado por um fadista e acompanhado por uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa. Nos últimos anos, o Fado foi elevado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.